domingo, 30 de novembro de 2014

Padreadores...

Fala família, boa tarde! Já repararam a quantidade de "padreadores" que temos hoje no cenário nacional? Sim são muitos, mas quantos desses "padreadores" são realmente padreadores? Meio controverso, mas vocês irão entender nas linhas abaixo.
Todo criador, sem exceção chama qualquer cão macho que se integra a um programa de criação de padreador. Mas o que é exatamente um padreador? Padreador é aquele macho reprodutor que consegue imprimir em suas proles suas características dentro dos mais diferentes tipos de cruzamentos entre cães de uma mesma raça. Como a criação no Brasil é algo muito novo temos poucos cães que foram testados em diferentes cadelas de diferentes linhas de sangue. 
Então ouvimos: "Fulano de tal é um excelente padreador!" Mas como ele pode ser um excelente padreador se só faz cruzamentos com cadelas com sangue muita das vezes fechado dentro da sua própria linha. Dessa forma o mérito da fixação do fenótipo nos filhotes não é de responsabilidade somente do padreador o mérito é dividido com a fêmea e principalmente da linha de sangue que está por trás daquele cruzamento. 
Pensamos que o ideal na escolha de um padreador é que ele já seja adulto e que já tenha comprovado resultados em diferentes linhas de sangue ou simplesmente que ele já tenha apresentado os resultados que você busca dentro do seu projeto. No caso de escolher um filhote macho com objetivo de que ele seja um padreador faça a opção por um filhote fruto de um cruzamento fechado em cima de um cão ou de uma linha de sangue que você goste, assim as chances de se perpetuar as características desejadas serão maiores. 
Acreditamos que o Dax seja o maior padreador da história da raça até hoje, pois já foi testado em inúmeras linhas e matrizes diferentes e em todas elas apresenta bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário