domingo, 10 de agosto de 2014

Em nome do Pai!

E aí família, beleza? Hoje é dia dos Pais e assim como fizemos nos dias das Mães não poderíamos deixar de homenagear os pais do Toro de Calle. Antes de qualquer coisa vocês já repararam como as produções giram em torno dos machos? Geralmente vemos filhote 3X Dax, 2X Pokemon e assim por diante. Dificilmente vemos uma ninhada ou filhote sendo anunciado informando que no seu pedigree possui 2X Nyla ou 3X Barbee. Isso não é comum, o comum é exaltar o pai da ninhada, mesmo que em algumas vezes a fêmea tenha contribuído mais para o fenótipo dos filhotes é o macho que ganha os créditos. 
Há uma explicação para isso, o fato é que um macho cobre diversas fêmeas ao longo do ano e geralmente a fêmea só produz uma vez ao ano, podendo variar para mais o seu ciclo reprodutivo. Sendo assim marketizar a produção do macho é mais interessante, pois ainda há a possibilidade que sejam vendidas coberturas contratadas do cão em questão. 
Aqui no canil tivemos basicamente 3 machos de grande importância. O primeiro foi o Logan que praticamente inaugurou o canil e se existimos hoje o mérito se deve totalmente a este padreador, Logan chama atenção por onde passa e até hoje causa reações diversas nas pessoas. Com um ótimo temperamento, Logan produziu até agora no canil duas ninhadas e por possuir linhas mais exageradas e ser um cão muito pesado está momentaneamente sem produzir, mas estamos acompanhando alguns de seus filhos ou até mesmo uma cadela específica para que ele continue com seu legado. 
O segundo padreador do canil foi o Mimo que realizou também duas coberturas originando duas grandes ninhadas. O objetivo com a vinda do Mimo ao canil era justamente dar um outro padrão aos nossos cães tornando eles mais baixos e curtos, outro grande objetivo nosso era a inserção da coloração tricolor em nosso plantel algo que não aconteceu de imediato, mas que temos certeza que seus descendentes irão produzir o que esperamos. 
O terceiro grande padreador do canil é o Pokemon Jr que já chegou produzindo duas ninhadas e que tem tudo para produzir mais algumas. Dog blue nose que vem com o objetivo de padronizar a produção no quesito tamanho e massificar a produção de cães blue nose. 
Como falamos, na criação é assim mesmo o pai da ninhada é quem carrega a responsabilidade dos filhotes, mesmo a fêmea tendo contribuído de forma significativa. Talvez vocês nunca escutaram falar de Nyla e Barbee, mas bem provavelmente já ouviram e irão se recordar de Remy Martin e Romeo estes são respectivamente os pais do Pokemon e Dax.
Bom ficamos por aqui, grande abraço e feliz dia dos Pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário