domingo, 25 de maio de 2014

Cuidados especiais com cães idosos.

Olá galera! Na semana passada não conseguimos fazer nosso post, pois estávamos muito atarefados com outros afazeres do canil. Mas hoje voltamos e iremos falar dos cuidados que devemos ter com nossos amigos quando eles entram na terceira idade. 
Quando percebemos que nosso amigo está ficando mais lento e com alguns pelos esbranquiçados, temos a certeza de que ele está ficando idoso. Geralmente esses primeiros sinais aparecerão quando seu cão estiver com 8 ou 9 anos. Alguns cuidados especiais principalmente com relação a nutrição devem ser tomados com ele nessa nova fase. 
Visitas ao veterinário terão que ser mais frequentes e deverão ser realizadas em um intervalo máximo a cada seis meses, nessas consultas alguns exames de rotina deverão ser realizados para verificar coração, rins, boca, olhos e analisar alguns níveis de hormônios. Vacinas também são tão importantes para cães idosos quanto para filhotes, pois por possuírem um sistema imunológico mais enfraquecido podem ser menos resistentes à doenças e não conseguir superar infecções tão facilmente. Esta também é uma boa hora para checar o peso do seu cão, veja com o seu veterinário se o cão está dentro do peso, cães obesos ou subnutridos tendem a viver menos. O veterinário poderá informar a melhor forma para alimentá-los, como a velhice deixa o cão mais lento ele necessitará de menos calorias. Rações seniores são adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade, são ricas em ômega-3, zinco, proteínas, fibras e pobres em gorduras.
Passear com seu amigo como de costume não será problema, apenas deverá ser caminhadas leves e em horários mais frescos, nada de força-los a se exercitar além do limite.
Você pode fazer o máximo, com paciência e carinho para que os últimos anos de vida do seu cão sejam o mais confortável e divertido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário