domingo, 30 de março de 2014

Ultrassonografia canina.

Oi galera! Hoje vamos falar de mais um tema importante, ultrassonografia canina. Ao contrario do que muitos pensam ela não é um exame restrito a fêmeas com suspeita de gestação.
Ultrassonografia da Chitara com presença de feto.
A ultrassonografia é utilizada também para auxiliar na investigação de diversas doenças em diferentes aplicações clínicas, pois suas imagens demonstram uma clara situação de diferentes regiões do animal como: fígado, baço, rins, ovário, útero, pâncreas, próstata, testículos entre outros. 
Para nós que trabalhamos com reprodução é um exame importantíssimo, realizamos com frequência em nossas cadelas mesmo quando não há qualquer tipo de cruzamento realizado, simplesmente para saber como anda a evolução uterina da cadelas ainda em formação ou acompanhar a recuperação das matrizes pós-parto. Ainda não realizamos este exame em nossos padreadores, pois não tivemos recomendações médicas para isso, mas este exame quando realizado nos testículos também pode esclarecer por que alguns padreadores não reproduzem.
Ultrassonografia da Fiona sem presença de feto.
O exame é indolor e não invasivo não havendo a necessidade de sedar o animal e para melhor compreensão deve ser acompanhado de consultas antes e depois de sua realização. A ultrassonografia canina já é realizado ha mais de 10 anos e vem ajudando cada vez mais aos médicos veterinários a descobrirem algumas doenças e melhorando cada vez mais o acompanhamento gestacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário