domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cuidados com a mamãe!

Olá galera! Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados que temos com as nossas matrizes na época da gestação dos seus filhotes.  
Depois de 30 dias após a cruza entre os cães e observarmos algumas mudanças na cadela como: aumento de apetite e aumento de sono durante o dia realizamos uma ultra-sonografia para confirmar a prenhez. Esse exame nos auxilia a saber o tempo gestacional da cadela e se está tudo ok com cada filhote. Quando confirmada já começamos com um tratamento diferenciado. Separamos a cadela (assim que completa 30 dias de gestação) caso ela esteja com algum outro cão, dessa forma ela ficará sossegada e assim irá desenvolver normalmente seus filhotes sem risco. Importante deixa-la em local tranquilo, arejado, limpo e que ela conheça. Durante esse período não inserimos nenhum tipo de medicação, pois podem prejudicar os fetos e aconselhamos sempre vermifugar a cadela antes de entrar no cio.
A alimentação também muda, aumentamos a quantidade de ração (Super Premium) onde praticamente deixamos à vontade junto com água fresca durante todo o dia. Temos cuidado durante o banho e evitamos dar banho na reta final da gestação, pois caso ela caia e bata com a barriga no chão, por exemplo, poderá causar algum problema com os filhotes. Enquanto temos esses cuidados sempre monitoramos o tempo da gestação e se está tudo bem com os filhotes através da ultra-sonografia. Na última semana de gestação (aproximadamente por volta dos 55 dias) a barriga da cadela fica bem evidente, as tetas já começam a ficar bem inchadas e ela já começa a ficar mais cansada, pois justamente nessa época os filhotes começam a mexer. Nos últimos dias da gestação (entre 60 a 62 dias geralmente) ficamos monitorando a cadela sempre observando o seu comportamento para assim que começar o parto possamos ajudá-la a ter seus filhotes. Nessa fase ela irá fazer seu “ninho” utilizando panos, papelões, jornais ou caixas de parição para dar início ao parto. Esse ninho irá manter os filhotes quentes junto ao corpo dela, porque os filhotes nos primeiros dias de vida precisam do calor da mãe. A cadela e os filhotes deverão ficar em um local seguro, silencioso, confortável e sempre limpo.
É assim que fazemos aqui. Esperamos que tenha ajudado a vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário