domingo, 5 de janeiro de 2014

Como é feito o nosso desmame.

Muitos que acompanham o nosso trabalho têm curiosidade de como é feito o desmame dos filhotes. Então resolvemos escrever esse post de forma breve e objetiva para mostrar como fazemos aqui em Toro de Calle Kennel. 
Geralmente um filhote começa a ser desmamado na quarta ou quinta semana de vida. Aqui fazemos da seguinte forma, quando o filhote passa atingir quatro semanas nós observamos seus dentes e ficamos mais atentos se estão mamando constantemente ou se a fêmea, mãe da ninhada já está negando suas tetas para alimentá-los. Isso ocorre por que quando os filhotes atingem essa idade seus dentes já estão bem protuberantes e incomodam a fêmea na amamentação. É neste momento que passamos a intervir na alimentação dos filhotes, disponibilizando água (filtrada ou mineral) e uma "papinha" feita a base de ração Super Premium própria para filhote junto com um suplemento alimentar ideal para desmame. Essa papinha é introduzida quando os filhotes atingem idade entre 28 a 30 dias de vida (varia de acordo com a pré disposição da fêmea em continuar amamentando os filhotes), nos primeiros dias ela é pouco consistente, sendo bem rala e vai evoluindo até ficar mais sólida. 
Quando os filhotes atingem 38 dias, os primeiros grãos de ração são introduzidos junto com a papinha até que por volta do 42º dia de vida do filhote sua alimentação é composta em 100% de alimento sólido (ração Super Premium).
Durante todo esse período o alimento é disponibilizado em tempo integral para os filhotes. A partir dos 45 dias eles já passam a se alimentar em três horários pré determinados (manhã, tarde e noite) e sua alimentação fica assim até os 6 meses de idade quando passam a se alimentar somente duas vezes ao dia (manhã e noite). 
Fazemos assim, pois temos a preocupação de entregar o filhote ao seu novo dono sem que este tenha todo um trabalho e preocupação na hora de alimentar seu filhote. Mas lembramos que todo esse período deve ter a supervisão de um médico veterinário e deve sempre atender as necessidade alimentares e nutricionais dos filhotes.
Bom como disse um post bem curtinho, mas que pode auxiliar muita gente que nunca teve essa experiência. Assim que fazemos aqui e tem dado muito certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário